Avipas Blog

Avipas Blog

GERENCIAMENTO DE ENERGIA – QUATRO PASSOS PARA UM GERENCIAMENTO EFICAZ

O consumo de energia requer um gerenciamento sério. Vivemos uma era de transição para a um uso de energia mais eficiente e, preferencialmente, de fontes limpas e renováveis. A melhoria da eficiência no setor industrial tem induzido a projetos de plantas mais eficientes, de amplas modernizações, e de melhorias práticas operacionais.

Projetos de edifícios comerciais mais eficientes energeticamente, que tem sido objeto de maior preocupação por parte dos arquitetos, retrofits voltados para o aumento da eficiência de sistemas e equipamentos, implementação de novos procedimentos e comportamentos no ambiente comercial tem tido também maior propagação, quer seja por desejode diferenciação de mercado ou por necessidade.

Implementar e gerenciar programas de gestão do consumo energético deve ser rotina em sua organização. Gestores comprometidos com a conservação de energia sabem que a conservação de energia não é um item intruso ou estranhonas operações, competindo com a eficiência da produção, conforto, qualidade e atendimento de normas, regulamentos ou certificações. Eficiência energética, quando feita adequadamente, é parte integrante de todas as atividades, tanto no aspecto técnico como de gestão.

Os quatro passos da gestão de energia bem sucedida

Então, qual é o caminho certo para fazer um bom gerenciamento de energia? É um processo que tem quatro etapas, que são as mesmas etapas que são necessárias para o sucesso em qualquer atividade empresarial complexa:

Continue reading

Energia – atenção para não perder o bonde

Mircogrid-Engerati-smart-energy-roundup

Materia interessante  sobre as tendências de consumo e geração de energia alternativas, que tem tido crescimento rápido, mas enfrenta desafios.

Para ver a materia completa clique no link;

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,energia-atencao-para-nao-perder-o-bonde,70002266223

CURSOS ON LINE PARA CREDENCIAL LEED

river-pines-2385238_640

Publico nesse post alguns websites onde é possível estudar online gratuitamente para obter as horas necessárias de para a manutenção de credencia de profissional acreditado LEED-AP. Esses websites estão em inglês e a maioria requer cadastro. Espero que seja útil a vocês.

Trane Continuing Education

http://www.trane.com/commercial/north-america/us/en/products-systems/education-training/educational-resources-by-type/continuing-education.html

Energy University

http://www.schneideruniversities.com/energy-university/

Propane Academy

http://www.propanetrainingacademy.com/library/

AEC Daily

https://www.aecdaily.com/

WBDG

https://www.wbdg.org/continuing-education/wbdg-courses

FEMP

https://www.wbdg.org/continuing-education/femp-courses

GBRI On line

https://www.gbrionline.org/free-leed-and-aia-ce-hours/

GreenCE

https://www.greence.com/Free_Courses/CSI_Division

Continuing Education Center

https://continuingeducation.bnpmedia.com/library.p

20 Energy Saving Tips To Reduce Business Energy Costs

ID-100271253_Image courtesy of phasinphoto at FreeDigitalPhotos.net

Texto muito interessante em inglês, embora considerando a realidade dos Estados Unidos,  muita coisa pode ser adaptada a nossa realidade.

Running a business can be a difficult venture. It can become even more difficult when you consider the different types of costs you’ll run into when you’re starting up. Employee salaries, benefits, products, rental space and much more – all of these factors can impact your budget and will have to be taken into consideration when you’re creating and running your business. However, something many people don’t consider is the cost of energy and efficiency when you’re operating.

Electricity, hydro, water and gas can be costly as well especially if you’re working long days or have a wealth of these different energies throughout the week. In order to reduce costs in your business when it comes to energy, there are a variety of different factors you need to consider. By assessing the needs of your employees and your customers when it comes to providing quality and standard energy, you’ll be able to make a plan that helps you cut costs where you need it the most.

Some essential tips come from the way you are already choosing to operate. Ask yourself this list of questions and consider the answers you come up with; many people are surprised that what they do on a day-to-day basis for their business can actually have a great influence over their energy costs.

Continue reading

Microgrid, a aposta para um fornecimento de energia sustentável e contínuo

Matéria interessante da Agência Ambiente Energia. Espero que gostem.

Avipas Consultoria, tel: 11.97290.0961, info@avipas.com.br

 

Da Agência Ambiente Energia – Com o boom dos sistemas de microgeração de energias nas residências e comércios ao redor do país alcançando mais de 300% o mercado está cada vez mais voltado para aperfeiçoar esse setor suprindo as necessidades dos consumidores. Uma das grandes dúvidas de quem escolhe produzir a sua própria energia é como manter a luz em uma residência em dias sem vento ou sol, por exemplo?

A resposta está no microgrid, ou seja, um sistema de distribuição de energia composto por uma ou mais fontes de energia distribuída (pode-se incluir gerenciamento de demanda, armazenamento e geração).  A estrutura é capaz de gerir toda a produção de eletricidade e de operar em paralelo de forma independente a da rede elétrica principal.  Softwares sofisticados ajudam a coordenar as fontes para evitar variações na tensão e quedas de energia.

 Mircogrid-Engerati-smart-energy-roundup
Para exercer o seu papel da melhor forma garantindo um fornecimento de energia estável, o sistema examina uma rede com equipamentos geradores de energia solar, eólica e de combustão de óleo diesel e escolhe qual está mais estável, dá preferência às  fontes renováveis e faz o fornecimento final com qualidade para o consumidor.

Em adição de garantir o fornecimento de energia, o microgrid ajuda a reduzir a emissão de poluentes porque fontes não renováveis, como o óleo diesel, são usadas apenas em momentos de necessidade energética. A mudança na gestão de energia também afeta diretamente os consumidores, que se tornam independentes e passam a ter acesso a uma energia de melhor qualidade.

Além disso, quando o consumidor gera mais energia do que consome, o microgrid faz com que o excedente seja inserido na rede da concessionária. Essa energia será usada por outras pessoas, e o consumidor que a produziu recebe um desconto nas próximas contas de luz

Consumidores poderão escolher tarifa de energia de acordo com horário

Regras passam a valer em 2018

Divulgação/CEB

A partir de 1º de janeiro de 2018, os consumidores poderão solicitar a adesão à tarifa branca de energia elétrica, que é a adoção de preço diferente de acordo com o horário de consumo.

Com a tarifa branca, a energia consumida fora do horário de pico será mais barata, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Entretanto, é importante que cada consumidor conheça o seu perfil de consumo na hora de optar entre a tarifa branca e a convencional.

O analista de mercado da Proteste, Rafael Bomfim, alerta que a tarifa branca pode ser muito boa ou muito ruim, dependendo do perfil de consumo. Para ele, quem optar por essa tarifa tem que ser capaz de aproveitar os horários fora de ponta.

Continue reading

13 Livros sobre Energia para você baixar sem custo

Segue abaixo material muito útil para quem se interessa pelo tema, publicado por  , Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Operações da Academia de Energia, publicado em 03/05/2017.

Espero que seja bastante útil.

power transmission & Sunset

Conhecimento é um bem que nada e ninguém nos tira. Sempre acreditei nisso. Compartilhar a informação também tem sido um lema em minha vida nos últimos anos.

Assim, preparei uma lista de 13 publicações sobre Energia que você pode baixar sem custo.

 

Talvez muitas pessoas não tenham dimensão do potencial energético do Brasil. Nosso país já aproveita muito seu recurso hídrico, tem um potencial enorme a ser explorado quando pensamos em energia solar e eólica, somos um dos maiores produtores de biocombustíveis e temos grandes reservas de petróleo a serem exploradas.

Muitas oportunidades são criadas para as mais diversas carreiras profissionais seja no emprego atual ou em futuros desafios. Estar bem preparado para elas, é fundamental.

Este é o intuito do artigo. Compartilhar o acesso ao conhecimento. Eis a lista:

  1. Guia para Aplicação da Norma ABNT NBR ISO 50001 – aqui

2. Energia Renovável – Hidráulica, Biomassa, Eólica, Solar, Oceânica – aqui

3. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos – aqui

4. Energia Termelétrica – aqui

5. Eficiência Energética – Teoria e Prática – aqui

6. Recursos Energéticos Distribuidos – aqui

7. Energias Renováveis Complementares – aqui

8. Energia Nuclear – aqui

9. Gás Natural – aqui

10. Petróleo – aqui

11. Administração de Energia – aqui

12. Alternativas Energéticas – Uma visão CEMIG – aqui

13. Conservação de Energia – Eficiência Energética de Equipamentos e Instalações – aqui

Quer mais?

Te convido a conhecer a iniciativa Academia da Energia. Trata-se de um pequeno website onde estou disponibilizando diversos links para outras publicações.

Separados por grandes temas, já contamos com mais de 100 links. É só clicar e você será redirecionado para o site onde a publicação é disponibilizada.

Além disso criamos um espaço para divulgar cursos e treinamentos na área de energia, por empresas ou instituições de ensino. Se você ministra treinamentos ou conhece empresas que queiram divulgar seu conteúdo, entre em contato ou fique a vontade de indicar nossa iniciativa.

Você pode conhecer a Academia da Energia, aqui

Por fim, espero que o conteúdo apresentado seja válido para você e peço, caso você ache válido, que compartilhe este artigo para sua rede de contatos.

Abraços e bons negócios

Ary Adurens

Continue reading

Governo propõe variação do preço da energia de acordo com o horário

ID-10029449 Image courtesy of nuttakit at FreeDigitalPhotos.net

Mudanças fazem parte de um conjunto de medidas apresentadas nesta quarta pelo Ministério de Minas e Energia

A proposta de reforma do setor elétrico prevê alterações na conta de luz, como a implantação de tarifas diferenciadas por horário e a mudança de cálculo da parcela que cobre os custos da distribuição e transmissão de energia.

As mudanças fazem parte de um conjunto de medidas apresentadas nesta quarta-feira (5) pelo Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com o documento, o objetivo da reforma é adequar as regras do setor a mudanças tecnológicas e restrições para a construção de grandes hidrelétricas com reservatórios no país.

O pacote trata também de soluções para por fim à judicialização do setor elétrico e melhora as condições de privatização de usinas estatais, em estudo pela Eletrobras para reduzir seu elevado endividamento.

Com relação à conta de luz, a principal mudança é a implantação de uma tarifa dinâmica, que pode variar de acordo com os horários de maior consumo.
Continue reading

Falta de investimento em eficiência energética causa prejuízo de R$61,7 bilhões

Já pensou perder R$61,7 bilhões? De acordo com a Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), esse é o valor estimado, em reais, da potencial economia de energia que seria gerada em três anos (2014-2016) caso o Brasil não estive tão atrasado em relação a políticas de eficiência energética tanto no consumo industrial quanto no residencial. São máquinas desatualizadas, lâmpadas de alto consumo e eletrodomésticos inadequados, as principais razões para que o país deixasse de economizar nos últimos três anos, 1,4 da produção da Usina de Itaipu em 2016, ou seja, o mesmo que deixar a hidrelétrica fora de funcionamento por mais de um ano. Impressionante, não é? Continue reading

Economia de energia na iluminação

A iluminação, responsável por grande parte do nosso conforto, também tem grande potencial de economia de energia. Abaixo algumas sugestões para economizar energia com iluminação.

Continue reading

« Older posts

© 2019 Avipas Blog

Theme by Anders NorenUp ↑